“Seja a mudança que você quer ver no mundo”

Mahatma Ghandi

O projeto Os Otimistas nasceu como um contraponto à dinâmica editorial de inúmeras publicações brasileiras que se concentram em assuntos que na nossa visão trazem pouco valor ao país.

Independentemente da percepção de que elementos da imprensa são influenciados pela direita ou esquerda, o que nos entristece é uma visão sensacionalista e rasa dos assuntos nacionais, diversas vezes priorizando temas sem importância ou os tratando de maneira inadequada.

Hoje vivemos um momento em que a vaidade pessoal, os interesses dos veículos de comunicação e a falta de preparo de alguns profissionais têm superado a credibilidade de informação. Nesse contexto, Os Otimistas têm o ideal de um jornalismo simples, verdadeiro e sem vínculos partidários ou políticos. Porém acreditamos em conceitos liberais, em livre mercado, foco no indivíduo e na iniciativa privada.

A equipe de Os Otimistas reconhece as dificuldades da realidade brasileira e não ignora a complexidade do momento. No entanto, o nosso projeto tem uma visão positiva do futuro, fundamentada num conhecimento sobre ações de vários países e também sobre iniciativas de impacto no Brasil.

Nossa experiência de mais de uma década no exterior nos mostrou a importância da presença ativa do cidadão na sua comunidade, na sua cidade e no seu país. Uma sociedade eficiente é um reflexo direto de uma sociedade ativa e participativa. 

A convicção de um futuro melhor é a base da nossa linha editorial. Acreditamos no Brasil, no seu potencial de desenvolvimento e liderança na economia mundial. E essa certeza não é fruto de uma autoconfiança nacionalista infundada, mas sim da crença de que a implementação das políticas adequadas e da incansável participação da sociedade são cruciais para estabelecer os alicerces dessa nova realidade, pois não há razões para que o Brasil não ofereça altíssima qualidade de vida aos seus cidadãos.

Daniela K. Stenzel

Editora de Conteúdo